A compra e venda de produtos na internet tornou-se muito frequente, tanto que passou a fazer parte da rotina das pessoas. No entanto, é preciso garantir que todo o processo seja feito sem percalços. Por isso trouxemos-lhe aqui algumas dicas para comprar e vender em segurança.
As redes sociais e os sites de classificados são lugares preferidos para vender e comprar mercadorias, mas a verdade é que, embora seja prático, requer alguns cuidados.
Existem pessoas mal intencionadas em todos os lugares, incluindo na internet. O problema é que a internet esconde a cara e os dados das pessoas, ao contrário das lojas físicas. Sendo assim, é fundamental ter alguns cuidados, tanto para quem compra, como para quem vende.
8 Dicas para comprar e vender em segurança
Assaltos e burlas são apenas alguns dos riscos que corre ao fazer compras e vendas na internet. Por isso, um dos passos mais importantes é comprar em sites de confiança, com credibilidade. Vendedores também devem tomar as suas precauções em casos de entregas em mão, por exemplo.
Para garantir que tudo corre bem, siga estas 8 dicas para comprar e vender em segurança.
1 – Condições prévias
As condições de compra, venda ou troca de produtos devem ser previamente estabelecidas, para evitar problemas futuros.
Deverá, assim, preferir que todo o processo seja feito através de transacção bancária. Andar com dinheiro consigo, principalmente quando falamos de grandes quantias, aumenta o risco de ciladas.
2 – Local para a negociação
Caso a venda não possa ser efectuada totalmente pela Internet, deverá escolher locais públicos bastante movimentados para fazer a negociação final. Se a negociação pode ser prejudicada pelo barulho e grande movimentação, escolha um local que tenha câmaras de vídeo-vigilância a funcionar.
3 – Casa
Se não conhece o vendedor, ou comprador, nunca escolha a sua casa como ponto de encontro. Nunca sabemos quem está do outro lado do ecrã do computador ou telemóvel, então, vale a pena prevenir.
4 – Terceiros
Se marcou um encontro para vender, ou comprar, avise sempre outros de que se irá encontrar com alguém, a determinada hora e local, para a transacção.
Se isso lhe for possível, leve um acompanhante. Duas pessoas conseguem defender-se melhor do que uma.
5 – Atenção a excelentes negócios
Se você recebeu uma proposta muito vantajosa, mostrando-se um negócio excelente, quase que inacreditável, desconfie! Estas podem ser apenas uma isca para que você caia numa cilada.
6 – Mudanças repentinas
Se, durante a negociação, algo que foi acordado muda de forma repentina, deve desconfiar. Uma pessoa séria não faz mudanças nos planos repentinamente, sem avisá-lo previamente.
7 – Conhecer os direitos
Saber o direitos do consumidor é fundamental e imprescindível, tanto para os compradores como para os vendedores. Esta é uma forma de garantir que os seus direitos sejam garantidos.
8 – Comprove procedência
A última das dicas para comprar e vender em segurança na internet é certificar-se da procedência do objecto que está a negociar. Ter a comprovação de propriedade é uma das formas de efectuar a transacção com segurança, longe de burlas.
Siga estas dicas para comprar e vender em segurança e faça bons negócios aqui na Quitanda.